Como vemos uma nação transformada?

Assim como Deus criou indivíduos e ama a cada um de nós, quer
de nos redimir da corrupção e do pecado, Deus criou as nações (Atos 17:26-27) e as ama, quer trazer transformação para cada dimensão das
interações sociais.

Esferas de influência são uma estrutura estratégica para ver as nações discipuladas.

Call2all usa a estrutura de Loren Cunningham de 7 esferas sociais, existem diversas outras variações comuns com 8 ou 12 ‘esferas’, ‘mind molders’ ou ‘montanhas’.

“Todas elas apontam para Deus que tem um coração por indivíduos e nações perdidas e nos convida a colaborar com Ele para trazer impacto transformacional do reino de Deus em cada área da vida, tanto privada quanto pública.”

Loren Cunningham , Fundador da Jocum

7 Esferas da Sociedade

FAMÍLIA

Através da família, vida pode ser multiplicada e destino divino estabelecido para cada indivíduo. Como podemos nos engajar com famílias, para
serví-las e fortalecê-las?

Esta e cada esfera é criada por Deus. Ele era aquele que teve a ideia de família e concebeu suas partes constituintes. Seu propósito para essa esfera é que através dela vida possa ser multiplicada e destino divino possa ser estabelecido para cada indivíduo.
Nós estamos conscientes de que o inimigo está lutando contra as famílias em todo o mundo. Relacionamentos quebrados, abuso, perda de identidade e valores, um senso de abandono e espírito de orfandade, quebra de comunicação, rebelião, imoralidade e acusação são apenas algumas das coisas que guerreiam contra as famílias da terra. Deus nos quer engajados com famílias, para serví-las e fortalecê-las, para ver seus propósitos de vida e destino restaurados nelas e através delas para uma geração emergente.

GOVERNO

Orar e trabalhar com líderes civis para ver cada forma de ganância, injustiça e corrupção acabarem e os princípios do reino de Deus estabelecidos em nossas nações.

Deus designou o governo a fim de preservar a justiça e defender a paz dentro da nação. Os governantes exercem autoridade delegada para
servir os cidadãos que eles governam. A “Lei do Rei” encontrada em Deuteronômio 17:14-21 adverte aqueles em autoridade contra a multiplicação de cavalos, esposas e ouro. Esses três representam uma falta de domínio próprio nas áreas de poder, sexo e dinheiro, levando o governante à um estilo de vida de autoritarismo, hedonismo e materialismo. A alternativa de Deus para esses três sistemas de valores injustos é o serviço, pureza e generosidade.
Mas como nós estamos conscientes de que nossos líderes civis são frequentemente pressionados para se comprometer nestas áreas, nós devemos orar e trabalhar para ver cada forma de ganância, injustiça e corrupção acabarem, e os princípios do reino de Deus estabelecidos em nossas nações. “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR” (Sl 33:12). Nós precisamos trabalhar para que cada nação na terra possa conhecer essa benção.

ECONOMIA

(CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS)

Esta esfera visa provisão financeira liberada e administração modelada. As engrenagens gêmeas de ciência, tecnologia e empresas trabalham juntos para a boa administração da terra.

De uma perspectiva bíblica, riqueza não é um bem finito; nem é o cenário econômico um círculo fechado. Representa um universo de possibilidades em expansão que é desbloqueado pela inovação em ciência, tecnologia e criatividade em negócios. Quando administrado bem, esta esfera econômica glorifica ao Criador que trabalha com pessoas como cocriadores no processo de inovação que melhora a vida e provisão divina para pessoas.
Mas nem tudo vai bem no planeta terra. O mundo dos negócios está corrompido com ganância e injustiça. Nós somos chamados para ver um renascimento do empreendedorismo do reino que irá liberar nova criatividade a fim de prover com integridade novos bens e serviços que melhoram a vida das pessoas e relacionamentos.
Michael Schluter, fundador do Centro Jubileu em Cambridge destaca o fato de que a linha de fundo da esfera econômica deve ser o reforço das relações: “O ponto de partida para a avaliação de ‘instituições’ econômicas e sociais é o fato de que Deus é um ser relacional e que sua prioridade não é

crescimento econômico, mas relacionamentos corretos tanto entre a humanidade quanto entre seres humanos.
Este foco relacional é o tema tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Quando Jesus estabelece os princípios morais globais de ‘amar a Deus e amar o próximo’ (Mt 22:34-40), ele está apontando para a prioridade de riqueza relacional acima de financeira, porque o amor é a qualidade dos relacionamentos.”

The Cambridge Papers, Vol 18, Num 3, 2009

RELIGIÃO

O propósito de Deus para esta esfera é a expansão da misericórdia e a promoção da reconciliação entre Deus e a humanidade e entre as relações humanas quebradas.

Visões de mundo religiosas concorrentes competem pelos corações e mentes dos homens e mulheres em todo lugar. Sem cair em um espírito contencioso, nós precisamos entrar neste mercado de ideias religiosas e mostrar claramente porque o evangelho de Cristo é único.
De fato, o evangelho é o único meio de graça permanente, pois somente ele torna possível uma reconciliação duradoura.

EDUCAÇÃO

Educação deve ser um meio de discipulado e multiplicação. Nós vemos todos os estudantes sendo equipados para descobrir seus destinos divinos.

O propósito de Deus é que a esfera educacional é destinada para ser um meio de discipulado e multiplicação. Os Documentos Fundamentais da Associação Global de Acreditação (AGA) afirma que “o propósito do discipulado é a transformação do estudante em vez da transacionar o conhecimento. Vemos todos os estudantes sendo equipados para descobrir seus destinos divinos e ser equipados para frutificar dentro do chamado de Deus para suas vidas”. Com esta perspectiva, educação se torna um meio de desenvolver uma Cosmovisão Cristã Bíblica onde Jesus é o modelo e a Bíblia é a fundação do processo de educação. Para ser bíblica, deve ocorrer em um contexto familiar porque é a família que carrega a autoridade e responsabilidade primárias pela educação das crianças

COMUNICAÇÃO

O propósito de Deus para esta esfera é a transferência de sabedoria e a promoção de relações saudáveis. Como comunicamos melhor para avançar o reino de Deus?

Provérbios é cheio de axiomas incisivos que enfatizam o poder da comunicação para fazer o bem ou o mal. Por exemplo, “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde” (Pv 12:18); ou “A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito” (Pv 15:4); ou “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto” (Pv 18:21). Há grande poder não apenas no que é dito mas em como é dito. No meio da revolução contemporânea da comunicação com novas tecnologias emergindo uma atrás da outra, nós temos mais e mais capacidade de comunicar. Mas o que estamos

comunicando? Está trazendo vida ou morte? Está realçando a sabedoria ou promovendo a insensatez? Está construindo relacionamentos divinos ou destruindo-os? Nós devemos entrar neste cenário como seguidores de Jesus para usar cada ferramenta disponível: mídias de impressão e transmissão, filmes e a internet, novas redes sociais assim como mídias mais tradicionais para avançar o reino de Deus. Considere ler Comunicando Claramente, de Landa Cope, um livro sobre o estilo de comunicação de Jesus.

CELEBRAÇÃO

(ARTES, ENTRETENIMENTO E ESPORTES)

O propósito de Deus para esta esfera é fortalecer a esperança e construir comunidades.

Lemos nas Escrituras que “Jubal … era o pai de todos aqueles que tocavam harpa e flauta” (Gn 4:21). Desde então, compositores e artistas têm usado suas habilidades para entreter pessoas e falar ao coração de suas culturas. Na Bíblia, estes dons artísticos são geralmente identificados com o papel do ministério profético. Quando as ideias de Deus estão integradas na forma de história, a verdade ressoa com o coração e a mente, maximizando o impacto potencial na vida daqueles que são atraídos para a história. Portanto, as artes permitem a verdade tocar os sentidos, informar a mente, engajar as emoções, desafiar a vontade e mudar a vida. Permite uma apresentação holística da verdade que envolve toda pessoa de uma maneira transformadora. Ao mesmo tempo, a história tem o poder de criar identidade e comunidade. À medida que os indivíduos se identificam com a história comum, eles são reunidos em um só corpo com um propósito. Histórias da obra de Deus no passado constroem para o futuro. Eles se tornam meios de inspiração, dando força e coragem para enfrentar os desafios sempre presentes da jornada da vida.