Como vemos uma nação transformada?

Así como Dios creó a los individuos y ama a cada uno de nosotros, quiere
de nos redimir da corrupção e do pecado, Deus criou as nações (Atos 17:26-27) e as ama, quer trazer transformação para cada dimensão das
interações sociais.

Esferas de influência são uma estrutura estratégica para ver as nações discipuladas.

Call2all usa a estrutura de Loren Cunningham de 7 esferas sociais, existem diversas outras variações comuns com 8 ou 12 ‘esferas’, ‘mind molders’ ou ‘montanhas’.

“Todas elas apontam para Deus que tem um coração por indivíduos e nações perdidas e nos convida a colaborar com Ele para trazer impacto transformacional do reino de Deus em cada área da vida, tanto privada quanto pública.”

Loren Cunningham , Fundador da Jocum

Três sites chaves que podem direcioná-lo para estudos adicionais são:

www.templateinstitute.com
www.revelationmoviment.com
www.reclaim7mountains.com

call2all não é responsável pelo conteúdo de sites externos.

Vários outros começaram agora a escrever sobre este conceito que emergiu novamente em 1975, mas que está profundamente enraizado nos textos bíblicos. Alguns livros importantes que irão enriquecer o seu pensamento nesta área incluem:

Template Social do Antigo Testamento: Redescobrindo Princípios de Deus para Discipular as Nações – por Landa Cope

O Livro que Transforma Nações: O Poder da Bíblia para Mudar qualquer País – por Loren Cunningham com Janice Rogers

The 9 to 5 Window – por Os Hillman

O Livro que Fez o Seu Mundo: Como a Bíblia Criou a Alma da Civilização Ocidental – por Vishal Mangalwadi

Verdade e Transformação: Um Manifesto para Curar as Nações – por Vishal Mangalwadi

Discipulando as Nações: O Poder da Verdade para Transformar Culturas – por Darrow Miller com Stan Guthrie

Vocação: Escreva sua Assinatura no Universo – por Darrow Miller com Marit Newton

Transformation: How Glocal Churches Transform Lives and the World – por Bob Roberts Jr.

Conexões em Tempo Real: Conectando sua Vida Profissional a Obra Global de Deus – por Bob Roberts Jr.

Como viveremos? – por Francis A. Schaeffer

Venha o Teu Reino: Uma Abordagem Integrada para Discipular as Nações e Cumprir a Grande Comissão – por Jim Stier, et al.

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

7 Esferas da Sociedade

FAMÍLIA

Através da família, vida pode ser multiplicada e destino divino estabelecido para cada indivíduo. Como podemos nos engajar com famílias, para
serví-las e fortalecê-las?

Esta e cada esfera é criada por Deus. Ele era aquele que teve a ideia de família e concebeu suas partes constituintes. Seu propósito para essa esfera é que através dela vida possa ser multiplicada e destino divino possa ser estabelecido para cada indivíduo.
Nós estamos conscientes de que o inimigo está lutando contra as famílias em todo o mundo. Relacionamentos quebrados, abuso, perda de identidade e valores, um senso de abandono e espírito de orfandade, quebra de comunicação, rebelião, imoralidade e acusação são apenas algumas das coisas que guerreiam contra as famílias da terra. Deus nos quer engajados com famílias, para serví-las e fortalecê-las, para ver seus propósitos de vida e destino restaurados nelas e através delas para uma geração emergente.

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gn 2:24)

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Ex 20:12)

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
(Js 24:14,15)

E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite,
lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa. (At 16:29-34)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

GOBIERNO

Orar e trabalhar com líderes civis para ver cada forma de ganância, injustiça e corrupção acabarem e os princípios do reino de Deus estabelecidos em nossas nações.

Deus designou o governo a fim de preservar a justiça e defender a paz dentro da nação. Os governantes exercem autoridade delegada para
servir os cidadãos que eles governam. A “Lei do Rei” encontrada em Deuteronômio 17:14-21 adverte aqueles em autoridade contra a multiplicação de cavalos, esposas e ouro. Esses três representam uma falta de domínio próprio nas áreas de poder, sexo e dinheiro, levando o governante à um estilo de vida de autoritarismo, hedonismo e materialismo. A alternativa de Deus para esses três sistemas de valores injustos é o serviço, pureza e generosidade.
Mas como nós estamos conscientes de que nossos líderes civis são frequentemente pressionados para se comprometer nestas áreas, nós devemos orar e trabalhar para ver cada forma de ganância, injustiça e corrupção acabarem, e os princípios do reino de Deus estabelecidos em nossas nações. “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR” (Sl 33:12). Nós precisamos trabalhar para que cada nação na terra possa conhecer essa benção.

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça. Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus. (Dt 16:18-20)

Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará. (Is 33:22)

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. (Rm 13:1,3,4)

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (1Tm 2:1-4)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

ECONOMÍA

(CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS)

Esta esfera visa provisão financeira liberada e administração modelada. As engrenagens gêmeas de ciência, tecnologia e empresas trabalham juntos para a boa administração da terra.

De uma perspectiva bíblica, riqueza não é um bem finito; nem é o cenário econômico um círculo fechado. Representa um universo de possibilidades em expansão que é desbloqueado pela inovação em ciência, tecnologia e criatividade em negócios. Quando administrado bem, esta esfera econômica glorifica ao Criador que trabalha com pessoas como cocriadores no processo de inovação que melhora a vida e provisão divina para pessoas.
Mas nem tudo vai bem no planeta terra. O mundo dos negócios está corrompido com ganância e injustiça. Nós somos chamados para ver um renascimento do empreendedorismo do reino que irá liberar nova criatividade a fim de prover com integridade novos bens e serviços que melhoram a vida das pessoas e relacionamentos.
Michael Schluter, fundador do Centro Jubileu em Cambridge destaca o fato de que a linha de fundo da esfera econômica deve ser o reforço das relações: “O ponto de partida para a avaliação de ‘instituições’ econômicas e sociais é o fato de que Deus é um ser relacional e que sua prioridade não é

crescimento econômico, mas relacionamentos corretos tanto entre a humanidade quanto entre seres humanos.
Este foco relacional é o tema tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Quando Jesus estabelece os princípios morais globais de ‘amar a Deus e amar o próximo’ (Mt 22:34-40), ele está apontando para a prioridade de riqueza relacional acima de financeira, porque o amor é a qualidade dos relacionamentos.”

The Cambridge Papers, Vol 18, Num 3, 2009

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
(Gn 2:15,19,20)

O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. (Pv 10:4)

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mt 6:31-33)

E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos. (Tt 3:14)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

RELIGIÓN

O propósito de Deus para esta esfera é a expansão da misericórdia e a promoção da reconciliação entre Deus e a humanidade e entre as relações humanas quebradas.

Visões de mundo religiosas concorrentes competem pelos corações e mentes dos homens e mulheres em todo lugar. Sem cair em um espírito contencioso, nós precisamos entrar neste mercado de ideias religiosas e mostrar claramente porque o evangelho de Cristo é único.
De fato, o evangelho é o único meio de graça permanente, pois somente ele torna possível uma reconciliação duradoura.

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jr 9:23,24)

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? (Mq 6:8)

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas pecadores, ao arrependimento. (Mt 9:13)

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2 Co 5:18-20)

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tg 1:26,27)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

EDUCACIÓN

Educação deve ser um meio de discipulado e multiplicação. Nós vemos todos os estudantes sendo equipados para descobrir seus destinos divinos.

O propósito de Deus é que a esfera educacional é destinada para ser um meio de discipulado e multiplicação. Os Documentos Fundamentais da Associação Global de Acreditação (AGA) afirma que “o propósito do discipulado é a transformação do estudante em vez da transacionar o conhecimento. Vemos todos os estudantes sendo equipados para descobrir seus destinos divinos e ser equipados para frutificar dentro do chamado de Deus para suas vidas”. Com esta perspectiva, educação se torna um meio de desenvolver uma Cosmovisão Cristã Bíblica onde Jesus é o modelo e a Bíblia é a fundação do processo de educação. Para ser bíblica, deve ocorrer em um contexto familiar porque é a família que carrega a autoridade e responsabilidade primárias pela educação das crianças

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. (Dt 6:4-7)

Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. (Sl 145:4)

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe (Pv 1:8)
E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. (Is 2:2,3)

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pe 1:5-8)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

COMUNICAÇÃO

O propósito de Deus para esta esfera é a transferência de sabedoria e a promoção de relações saudáveis. Como comunicamos melhor para avançar o reino de Deus?

Provérbios é cheio de axiomas incisivos que enfatizam o poder da comunicação para fazer o bem ou o mal. Por exemplo, “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde” (Pv 12:18); ou “A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito” (Pv 15:4); ou “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto” (Pv 18:21). Há grande poder não apenas no que é dito mas em como é dito. No meio da revolução contemporânea da comunicação com novas tecnologias emergindo uma atrás da outra, nós temos mais e mais capacidade de comunicar. Mas o que estamos

comunicando? Está trazendo vida ou morte? Está realçando a sabedoria ou promovendo a insensatez? Está construindo relacionamentos divinos ou destruindo-os? Nós devemos entrar neste cenário como seguidores de Jesus para usar cada ferramenta disponível: mídias de impressão e transmissão, filmes e a internet, novas redes sociais assim como mídias mais tradicionais para avançar o reino de Deus. Considere ler Comunicando Claramente, de Landa Cope, um livro sobre o estilo de comunicação de Jesus.

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão. Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás. (Pv 9:9-12)

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do
alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tg 3:2,3,16,17)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.

CELEBRACIÓN

(ARTES, ENTRETENIMENTO E ESPORTES)

O propósito de Deus para esta esfera é fortalecer a esperança e construir comunidades.

Lemos nas Escrituras que “Jubal … era o pai de todos aqueles que tocavam harpa e flauta” (Gn 4:21). Desde então, compositores e artistas têm usado suas habilidades para entreter pessoas e falar ao coração de suas culturas. Na Bíblia, estes dons artísticos são geralmente identificados com o papel do ministério profético. Quando as ideias de Deus estão integradas na forma de história, a verdade ressoa com o coração e a mente, maximizando o impacto potencial na vida daqueles que são atraídos para a história. Portanto, as artes permitem a verdade tocar os sentidos, informar a mente, engajar as emoções, desafiar a vontade e mudar a vida. Permite uma apresentação holística da verdade que envolve toda pessoa de uma maneira transformadora. Ao mesmo tempo, a história tem o poder de criar identidade e comunidade. À medida que os indivíduos se identificam com a história comum, eles são reunidos em um só corpo com um propósito. Histórias da obra de Deus no passado constroem para o futuro. Eles se tornam meios de inspiração, dando força e coragem para enfrentar os desafios sempre presentes da jornada da vida.

Se você ou seu ministério trabalham nesta área, entre em contato e veremos como podemos apoiar uns aos outros.

Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. (Ex 19:4-6)

Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. (Rm 15:13)

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. (1 Co 13:13 – 14:1,3)

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. (1 Pe 2:9,10)

Para baixar a última versão do Documento 777 em PDF, por favor clique no botão abaixo.

Baixar 777 PDF

Você vai precisar de um leitor de PDF – uma versão gratuita do AdobeReader pode ser baixada aqui.